Terapia : é pra você?
- Mileide Cheruti
- 3 de mar.
- 2 min de leitura
um caminho de autoconhecimento e transformação para quem busca equilíbrio na vida.

Eu não posso responder essa pergunta por você, mas posso te contar rapidinho como decidi fazer terapia.
Durante muitos anos, acreditei que a espiritualidade, bons amigos, exercícios físicos e uma boa alimentação eram suficientes para o meu desenvolvimento. E, de fato, não estava errada – essas ações são alimento para a alma e, embora não sejam consideradas terapia, são terapêuticas.
No entanto, cheguei a um ponto em que tinha muitos questionamentos internos e sentia necessidade de um espaço onde pudesse falar, ser ouvida e acolhida. Por mais que me esforçasse, vivia fugindo dos mesmos problemas, mas eles sempre voltavam. Ao mesmo tempo, me faltava força para promover as mudanças de comportamento que eu gostaria de fazer.
E o toque final: sentia uma tristeza aparentemente sem motivo, justamente em um momento da minha vida que, teoricamente, deveria ser o ápice da minha jornada. Além disso, me sentia muito julgada por ser quem sou e precisava de acolhimento e compreensão.
Sem experiência, recorri ao bom e velho Google para buscar profissionais de terapia. Foi assim que encontrei o blog da minha primeira terapeuta. Em meio aos textos, uma frase me chamou atenção: "Profissional preparada para ouvir sem críticas e julgamentos."
Pronto. Essa frase foi o suficiente para me fazer passar o fim de semana inteiro lendo os textos do blog.
Hoje, alguns anos depois daquela primeira sessão, posso dizer que a terapia mudou a minha vida. Mudou tanto que decidi dedicar minha carreira a oferecer esse mesmo espaço para outras pessoas.
Não sei se terapia é para você. O processo de análise nem sempre é fácil – muitas vezes, levamos uma demanda e acabamos descobrindo outras. Nem sempre saímos de uma sessão com todas as respostas ou com os problemas resolvidos.
O que posso dizer é que honro muito o caminho que tive a oportunidade de trilhar e quero replicá-lo cada vez mais, proporcionando às minhas clientes um espaço seguro, livre de críticas e julgamentos.
Caminhamos juntas, oferecendo a orientação necessária para que, ao longo do processo, elas possam perceber o contexto em que estão inseridas – observando suas relações familiares, amorosas, de amizade e profissionais. E, como consequência, possam se perceber melhor, trazendo à consciência seus verdadeiros desejos e promovendo mais estabilidade emocional.
Afinal, a forma como você passa os seus dias é a forma como você vive a sua vida.
Se essa reflexão fez sentido me acompanha lá no insta @mileidecheruti e vamos seguir juntas nessa jornada!
um bjo
Mileide Cheruti
Comments